Podcast
Filmagem: Diego Zatos
Edição: Maruno Rogério
Uberabense de coração, Geraldo nasceu no dia 08 de outubro de 1932 e foi criado em Carmo do Paranaíba. Aos 18 anos, desempregado, como muitos jovens de sua idade, queria apenas ganhar o bastante para o seu próprio sustento.
Geraldo já tinha em mente, que era preciso aprender um ofício, de preferência algo que aliviasse a dor das pessoas. Isso, porque desde a meninice, Geraldo foi ensinado pelos pais a olhar para as necessidades do próximo.
O jovem foi, então, apreender a profissão de dentista com o tio, Geraldo Leão das Oliveiras, que era dentista prático. Naquela época, era comum em cidades pequenas, profissionais práticos, ou seja, apreendiam de forma empírica o que hoje se apreende nas universidades.
Foram apenas quatro meses praticando a montar dentaduras e, também, a implantar dentes em seus pacientes.
Aos poucos, Geraldo foi ganhando confiança em seus procedimentos e começou a atender por conta própria, no consultório do seu tio e xará. Então, Geraldo das Oliveiras (tio), vendo que Geraldo Souza (sobrinho) estava realmente se desevolvendo, resolveu fazer uma proposta:
"Geraldo vá para Uberaba, lá você tem grandes chances de crescer!"
Geraldo seguiu o conselho do tio. Sem conhecer ninguém, Geraldo abre um consultório na cidade de Uberaba, no Bairro Boa Vista. Sem secretária, atendendo somente três dias na semana, como sempre fez, Geraldo teve o apoio de sua família para fazer a tão sonhada faculdade de odontologia.
"Comecei como todo garoto sonhador. Não tinha nada, apenas minha casa, que meu pai tinha comprado e alguns trocados. Fui atendendo algumas vezes de graça, outros nem me pagavam..."
Quando terminou a faculdade, resolveu voltar às suas origens e agradecer ao tio por ter ensinado tudo aquilo que tinha aprendido. Aos poucos, os filhos foram crescendo e as prioridades foram só aumentando...